segunda-feira, 15 de junho de 2009

 

RELATÓRIO DA APRESENTAÇÃO DO GESTAR II

RELATÓRIO DA APRESENTAÇÃO DO GESTAR II


Na terça-feira, dia vinte um de abril de dois mil e nove (21/04/2009),às treze horas (13:00 h), nos reunimos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Oswaldo Piana” com o intuito de apresentar o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar GESTAR II, aos professores de Língua Portuguesa e Matemática, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais das escolas:Oswaldo Piana, Rui Barbosa de Oliveira e CEEJA Vale do Guaporé.
Iniciamos os trabalhos com boas vindas, prosseguindo-se com o Salmo 86 para reflexão . A coordenadora do GESTAR II Inês Salgado de Melo Primo fez a apresentação da proposta através de slides com a interação das formadoras de Matemática Eliane Juceli Vicensi Obugalski e de Língua Portuguesa Inelves Lucia Dalla Costa Coppini.
Após este momento aconteceu a distribuição das fichas de inscrição aos diretores de cada escola e aos professores cursistas de Língua Portuguesa e Matemática, bem como para os coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais.
Tendo em vista que os cursistas aderiram ao projeto fez-se a entrega dos kits das respectivas disciplinas.Procedeu-se a abertura de cada Kit para que os professores visualizassem a estrutura dos mesmos. A princípio houve uma aceitação muito animadora, pois até mesmo os coordenadores pedagógicos e os orientadores educacionais se propuseram a assumir uma turma da área escolhida para atuação; estudar-se-á tal possibilidade.
Nós formadoras reunimos os professore por área para manuseio e orientações das tarefas a serem executadas até o próximo encontro.
Falando em data da sessão coletiva houve polêmica quanto ao dia, visto que, a maioria dos professores trabalha sessenta horas semanais, mesmo assim entramos em consenso definindo o encontro que acontecerá dia nove de maio de dois mil e nove (09/05/2009),sábado.
Neste momento oportunizamos aos cursistas espaço para questionamentos sanando assim possíveis dúvidas, mesmo sabendo que para entender o projeto precisa-se de muito tempo.
As atividades foram elaboradas de acordo com a transposição didática do TP. Comentei que as atividades são flexíveis, cada professor pode adequar à realidade da turma escolhida para aplicação.
Para finalizarmos retornamos ao grande grupo,lemos e comentamos a mensagem “A semeadura”, entregamos as lembrancinhas e saboreamos um gostoso lanche.


 

Salmo 86











 

Apresentação do Gestar II

APRESENTAÇÃO DO GESTAR II

APRENDIZAGEM PROGRAMA GESTÃO DA ESCOLAR - GESTAR IIFormação Continuada de Professores dosAnos/Séries Finais do Ensino Fundamental

O QUE É O GESTAR II?
O GESTAR II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – é um programa de formação continuada, na modalidade semipresencial, destinado aos professores da 5a à 8a série (6o ao 9o ano) do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática. O Programa é um conjunto de ações pedagógicas, que incluem discussões sobre questões prático-teóricos.

OBJETIVOS
1. Colaborar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos nas áreas temáticas de Língua Portuguesa e Matemática..
2. Contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica..
3. Permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidades e competências.

QUEM PODE PARTICIPAR?
Professores de Língua Portuguesa e Matemática da 5a à 8a série (6o ao 9o ano) das escolas públicas do Ensino Fundamental.

GUIA GERAL GESTAR II PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Falou da importância do programa com apresentação em slide que o gestar É um programa de formação continuada semipresencial, orientada para a formação de professores de matemática e língua portuguesa, objetivando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

ATORES DO PROGRAMA.
Coordenador Administrativo:Profissional da Secretaria de EducaçãoFunções:. Tomar decisões de caráter administrativo e logístico;. Garantir condições materiais e institucionais para o desenvolvimento do Programa.. Prestar informações ao MEC sobre o andamento do Programa.. Coordenador Pedagógico:Profissional da Secretaria de EducaçãoFunções:. Colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso;. Apoiar as ações dos formadores;. Prestar informações à Instituição de Ensino Superior sobre o Programa.. Professor-Formador:Professor da rede pública de ensino, licenciado em Matemática ou Letras Funções:. Planejar, conduzir e avaliar as oficinas dos cursistas; . Acompanhar e orientar os cursistas em seus estudos individuais, prática pedagógica, etc;. Colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso.. Professor-Cursista:Professor de Língua Portuguesa ou Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino. Funções:. Estudar os conteúdos dos cadernos e desenvolver as atividades que deverão ser apresentadas ao formador; . Selecionar técnicas e materiais adequados ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem;. Colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso.
ORGANIZAÇÃO
Formação do Cursista120h presenciais80h – Oficinas40h – Elaboração do Projeto, plantão e acompanhamento pedagógico180h a distância(Total: 300h)Realizada de forma descentralizada

MATERIAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
• Cada área temática do GESTAR II é composta pelas seguintes publicações:• 1 Guia Geral• 1 Caderno do Formador• 6 Cadernos de Teoria e Prática - TP• 6 Cadernos de Apoio à Aprendizagem do Aluno – AAA – versão do professor• 6 Cadernos de Apoio à Aprendizagem do Aluno – AAA – versão do aluno (para uso do professor)

CERTIFICAÇÃOPROFESSOR - CURSISTA
Certificação de 300h pela Secretaria Estadual ou Municipal de Educação.* freqüência mínima de 75% nos encontros presenciais* nota média nas atividades de 7.0* Apresentação e implementação do projeto elaborado durante a formação.

FOCO DO PROGRAMA
• É atualização dos saberes profissionais, por meio de subsídios e acompanhamento da acão do professor no próprio local de trabalho.• Tem como base os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e Matemática.
FINALIDADE
• Elevar a competência dos professores e de seusalunos, e consequentemente melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sociocultural.
• Considerando a situação concreta dos professores participantes do Gestar II, especialmente o fato de já estarem em exercícios, optou-se pela modalidade semipresencial de formação continuada.
• Essa formação é apoiada por cadernos teóricos-práticos para o estudo autônomo e independente,inclui encontros presenciais para a realização de atividades como:
• *Troca de experiência e reflexão individual e em grupo;
• *Esclarecimentos de dúvidas e questionamentos;
• *Planejamento e elaboração de situações didáticas;
• *Analise crítica da prática da sala de aula e de atividades produzidas pelos alunos.
SESSÕES COLETIVAS
As sessõer coletivas, coordenadas pelo formador são desenvovlida por meio de reuniãoes, destinadas a trabalhar interativamente os conteúdos dos cadernos. As leituras e estudos dos cadernos devem acontecer antes das reuniões coletivas.
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓCICO
O acompanhamento pedagógico em sala de aula consiste em sessões de observação participante pelo formador, colegas professores, ou coordenador pedagógico da escola, desde que estejam cursando as oficinas do Programa Gestar. As sessões devem ser previamente agendadas com o professor cursista regente.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
*Avaliação do desempenho dos professoresA avaliação do professor visa ao mapeamento de seu desenvolvimento profissional e contínuo durante o programa GESTAR .
O prefessor será avaliado nas sessões presenciais coletivas, pelo material quer produz pelo desempenho em sala de aula e por Autoavaliações.

A CERTIFICAÇÃO DO PROFESSOR CURSISTA DEPENDERÁ DE QUATRO FATORES:
*Frequência;
*Conceitos emitidos pelo formador referente à Lição de casa ou Transposição Didática, desempenho nas oficinas e relatórios das transposições didáticas;
*Autoavaliação do professor cursista;
*Apresentação do projeto a ser implementado na escola em que trabalha.

 

FICHA DE ADESÃO DO GESTAR II












 

Fotos da apresentação do Gestar II












 
















 
















 
SEMEADURA
Quem planta árvores, colhe alimento.
Quem planta flores, colhe perfume.
Quem semeia trigo, colhe pão.
Quem planta amor, colhe amizade.
Quem semeia alegria, colhe felicidade.
Quem planta a vida, colhe milagres.
Quem semeia verdade, colhe a confiança
Quem semeia fé, colhe a certeza.
Quem semeia carinho, colhe gratidão.
No entanto, há quem prefira semear
Tristeza e colher amargura.
Plantar discórdia e colher solidão.
Semear vento e colher tempestade.
Plantar ira e colher inimizade...
Plantar injustiça e colher abandono
Somos semeadores conscientes,
Espalhamos diariamente milhões
de Sementes ao nosso redor.
Que possamos escolher sempre
As melhores, para que, ao recebermos
A dádiva da colheita farta,
Tenhamos apenas motivos para agradecer.
(Desconheço o Autor)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]