segunda-feira, 15 de junho de 2009

 

Apresentação do Gestar II

APRESENTAÇÃO DO GESTAR II

APRENDIZAGEM PROGRAMA GESTÃO DA ESCOLAR - GESTAR IIFormação Continuada de Professores dosAnos/Séries Finais do Ensino Fundamental

O QUE É O GESTAR II?
O GESTAR II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – é um programa de formação continuada, na modalidade semipresencial, destinado aos professores da 5a à 8a série (6o ao 9o ano) do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática. O Programa é um conjunto de ações pedagógicas, que incluem discussões sobre questões prático-teóricos.

OBJETIVOS
1. Colaborar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos nas áreas temáticas de Língua Portuguesa e Matemática..
2. Contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica..
3. Permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidades e competências.

QUEM PODE PARTICIPAR?
Professores de Língua Portuguesa e Matemática da 5a à 8a série (6o ao 9o ano) das escolas públicas do Ensino Fundamental.

GUIA GERAL GESTAR II PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Falou da importância do programa com apresentação em slide que o gestar É um programa de formação continuada semipresencial, orientada para a formação de professores de matemática e língua portuguesa, objetivando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

ATORES DO PROGRAMA.
Coordenador Administrativo:Profissional da Secretaria de EducaçãoFunções:. Tomar decisões de caráter administrativo e logístico;. Garantir condições materiais e institucionais para o desenvolvimento do Programa.. Prestar informações ao MEC sobre o andamento do Programa.. Coordenador Pedagógico:Profissional da Secretaria de EducaçãoFunções:. Colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso;. Apoiar as ações dos formadores;. Prestar informações à Instituição de Ensino Superior sobre o Programa.. Professor-Formador:Professor da rede pública de ensino, licenciado em Matemática ou Letras Funções:. Planejar, conduzir e avaliar as oficinas dos cursistas; . Acompanhar e orientar os cursistas em seus estudos individuais, prática pedagógica, etc;. Colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso.. Professor-Cursista:Professor de Língua Portuguesa ou Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino. Funções:. Estudar os conteúdos dos cadernos e desenvolver as atividades que deverão ser apresentadas ao formador; . Selecionar técnicas e materiais adequados ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem;. Colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso.
ORGANIZAÇÃO
Formação do Cursista120h presenciais80h – Oficinas40h – Elaboração do Projeto, plantão e acompanhamento pedagógico180h a distância(Total: 300h)Realizada de forma descentralizada

MATERIAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
• Cada área temática do GESTAR II é composta pelas seguintes publicações:• 1 Guia Geral• 1 Caderno do Formador• 6 Cadernos de Teoria e Prática - TP• 6 Cadernos de Apoio à Aprendizagem do Aluno – AAA – versão do professor• 6 Cadernos de Apoio à Aprendizagem do Aluno – AAA – versão do aluno (para uso do professor)

CERTIFICAÇÃOPROFESSOR - CURSISTA
Certificação de 300h pela Secretaria Estadual ou Municipal de Educação.* freqüência mínima de 75% nos encontros presenciais* nota média nas atividades de 7.0* Apresentação e implementação do projeto elaborado durante a formação.

FOCO DO PROGRAMA
• É atualização dos saberes profissionais, por meio de subsídios e acompanhamento da acão do professor no próprio local de trabalho.• Tem como base os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e Matemática.
FINALIDADE
• Elevar a competência dos professores e de seusalunos, e consequentemente melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sociocultural.
• Considerando a situação concreta dos professores participantes do Gestar II, especialmente o fato de já estarem em exercícios, optou-se pela modalidade semipresencial de formação continuada.
• Essa formação é apoiada por cadernos teóricos-práticos para o estudo autônomo e independente,inclui encontros presenciais para a realização de atividades como:
• *Troca de experiência e reflexão individual e em grupo;
• *Esclarecimentos de dúvidas e questionamentos;
• *Planejamento e elaboração de situações didáticas;
• *Analise crítica da prática da sala de aula e de atividades produzidas pelos alunos.
SESSÕES COLETIVAS
As sessõer coletivas, coordenadas pelo formador são desenvovlida por meio de reuniãoes, destinadas a trabalhar interativamente os conteúdos dos cadernos. As leituras e estudos dos cadernos devem acontecer antes das reuniões coletivas.
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓCICO
O acompanhamento pedagógico em sala de aula consiste em sessões de observação participante pelo formador, colegas professores, ou coordenador pedagógico da escola, desde que estejam cursando as oficinas do Programa Gestar. As sessões devem ser previamente agendadas com o professor cursista regente.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
*Avaliação do desempenho dos professoresA avaliação do professor visa ao mapeamento de seu desenvolvimento profissional e contínuo durante o programa GESTAR .
O prefessor será avaliado nas sessões presenciais coletivas, pelo material quer produz pelo desempenho em sala de aula e por Autoavaliações.

A CERTIFICAÇÃO DO PROFESSOR CURSISTA DEPENDERÁ DE QUATRO FATORES:
*Frequência;
*Conceitos emitidos pelo formador referente à Lição de casa ou Transposição Didática, desempenho nas oficinas e relatórios das transposições didáticas;
*Autoavaliação do professor cursista;
*Apresentação do projeto a ser implementado na escola em que trabalha.

Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]