terça-feira, 14 de julho de 2009

 

Relatório do TP 1 - Sessão coletiva 2 - Unidade 3 "Matemática na alimentação e nos impostos".




Nos reunimos no dia 16 de junho de 2009, às 7:30h nas dependências do Projeto Alvorada da E.E.E.F.M.Oswaldo Piana para realizarmos mais uma Sessão coletiva de Matemática “Imposto de Renda e percentagem”.
Fizemos a leitura e reflexão da mensagem “A história do lápis”. Destacamos as qualidades do lápis. Uma delas diz que de vez em quando precisamos parar aquilo que estamos escrevendo e usarmos o apontador. É o que estamos fazendo... Em seguida distribuímos uma lembrancinha: “Um lápis decorado”.
Na sequência os professores relataram as transposições didáticas. Foi um sucesso, quinze dias de muita movimentação e interação. Pesaram alunos, comida na hora da merenda e mediram a altura, calculando assim o IMC e também qual a porcentagem de alimentos que consomem por dia, ainda fizeram a comparação com a alimentação dos animais. Ficaram surpresos ao descobrir o quanto uma abelha come e com o auxílio do computador fizeram outras descobertas curiosas sobre a abelha.
Prosseguimos com o cálculo do Imposto de Renda simulando um salário de 1 500,00 reais conforme sugerido na parte A da sessão coletiva. Não encontraram dificuldades na realização dos cálculos, senão o cálculo de uma das cursistas em que o resultado não foi o esperado. Tentei entender e julgo ser a grande quantidade de dependentes que ocasionou tal resultado, mas me comprometi em pesquisar a respeito e sanar esta dúvida. Finalizamos a parte A com a discussão coletiva.
Convidei-os para confeccionar um cartão fornecendo: papel colorido, tesoura, lápis de cor, cola e o molde. Seguiram as instruções e ficaram fascinados com o efeito. Exploramos a matemática associada a ele e efetuamos cálculos sem maiores dificuldades. Destacamos as frações, a porcentagem e a geometria.
O momento da socialização foi muito importante, pois os cursistas aprenderam e gostaram tanto das atividades de confeccionar que sugeriram aplicar com seus alunos em sala de aula. Concluímos e fomos a um rápido intervalo.
Retornando do intervalo consegui explanar mais uma vez a importância da transposição didática e de seus respectivos relatórios para a socialização do conhecimento, experiências de sala de aula e a construção do portfólio. Vimos a transposição didática onde apresenta uma nota fiscal com dados pertinentes para a resolução do problema. Trabalhamos a parte C, a qual nos incentiva a leitura e aplicação diferenciada de atividades com gráficos e números negativos despertando o interesse dos alunos.
As sessões coletivas estão ocorrendo em dias alternados e os cursistas aprovaram esta mudança, porém a queixa é com o pouco tempo disponível para a preparação e planejamento das atividades.
Finalizamos nosso encontro com a autoavaliação onde os cursistas têm a oportunidade de dar sugestões para o aprimoramento das sessões coletivas.


A HISTÓRIA DO LÁPIS

O menino olhava a avó escrevendo uma carta e perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E, por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele!
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
"Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à sua vontade".
"Segunda qualidade: de vez em quando preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor."
"Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".
"Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você."
"Finalmente, ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".

Autoria de Paulo Coelho


















Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]