quarta-feira, 17 de junho de 2009

 

Relatório da Sessão Coletiva da unidade 15 “A construção do conhecimento matemático em ação”.

No dia nove de maio de dois mil e nove (09/05/2009),às sete horas e trinta minutos (7:30 h), iniciamos mais um encontro da sessão coletiva do GESTAR II. A princípio resolvemos unir Matemática e Língua Portuguesa, Inelves e eu os acolhemos com as boas vindas e informamos que o primeiro momento: a mensagem, os informes e a hora do lanche pretendemos reuni-los, uma vez que este encontro acontece no mesmo dia, local e hora. A aceitação foi unânime.
Em seguida reforçamos a importância do estudo dos TPs e a realização de todas as atividades existentes no programa, também falamos do projeto, para que eles articulem e aos poucos o definam, não deixando acumular as atividades.
Após algumas discussões e esclarecimentos sobre o projeto a ser elaborado entregamos uma apostila do Centro de Formação Continuada de Professores da UnB sobre o portfólio, o qual especificou o que é, para que serve, como construir, como avaliá-lo, considerações finais, a inclusão do Memorial Reflexivo. Salientamos a sua importância para a avaliação, autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional. Dadas estas informações passamos a analisar um relatório, o qual continha idéias soltas, faltava coesão, erros ortográficos, início e meio do relatório bem confusos. Com este trabalho esperamos ter ajudado os cursistas no registro das atividades que não são poucas.
Terminando o primeiro momento lemos a mensagem para reflexão, “As Pontes da União”, que nos leva a pensar como seria mais fácil se parássemos de construir cercas e muros e passássemos a construir pontes.
Servimos um lanche e na sequência nós da matemática fomos para outro ambiente onde enfocamos o Socializando Conhecimentos que facilitará o desenvolvimento e o registro das experiências em sala de aula.
A professora Lara desenvolveu no sexto ano “B” a quarta situação problema da sessão coletiva 8 unidade 15. Ficou impressionada com o envolvimento dos alunos, diz que por se tratar de uma turma numerosa e com alguns problemas de indisciplina em momento algum precisou interromper sua aula. A professora de História e o laboratório de informática auxiliaram nas descobertas. Relatou também que sua insegurança não permitiu um desenvolvimento mais amplo. Expliquei a ela que o novo sempre provoca insegurança e desconforto. Mas que o GESTAR II tem a incumbência de ajudar e juntos superaremos as dificuldades.
O professor Odair aplicou atividades do AAA4, aula 3 “consumo de água e cálculos com proporção”. Foi um sucesso, todos os alunos se interessaram, calcularam e refletiram sobre a possibilidade da redução de consumo mensal de água nas suas residências, bem como do custo correspondente. O professor aproveitou a oportunidade para observar a compreensão dos alunos sobre números fracionários. Com uma receita de bolo em mão os alunos passaram a triplicar, duplicar e reduzir os ingredientes da mesma usando dessa forma a proporção.
Fiz um apanhado do TP 4 e na sequência resolvemos a 2ª e 3ª situação problema, encontraram algumas dificuldades na adição com conotação científica.
A compreensão da 3ª situação também deu bastante trabalho. Chegamos ao consenso que nossos alunos do sexto ao nono ano, não estão preparados para essa atividade, então ficou acordado que os professores elaborariam problemas semelhantes, porém com outros números, e com fatos cotidianos para a transposição didática não ficar frustrante.
A parte “B” da sessão coletiva desenvolvemos no pátio, pois o dia estava propício e decidimos descobrir a altura do mastro da bandeira. Medimos a altura e a sombra da professora, em seguida a sombra do mastro, escrevemos a proporcionalidade dos triângulos retângulos e determinamos a H. Todos os professores gostaram da experiência.
O correto seria desenvolver a parte “C”, mas decidi após conversar com alguns formadores e receber a resposta do email que lhe enviei, voltar ao TP 1, até porque o TP 4 faz muitas referências aos TPs anteriores. Só não comecei com o TP 1 porque estava preocupada com as sessões coletivas e relatórios determinados para entregar no próximo encontro. Já que as datas mudaram penso que foi a melhor decisão.
Apesar de minha apreensão, a sessão coletiva aconteceu. Estou estudando muito, mas as dúvidas aparecem e isso me deixa insegura.Tento encorajar meus cursistas, mas sei o quanto é difícil. Vou precisar de sua ajuda para vencer esse desafio.

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