quarta-feira, 17 de junho de 2009

 

Relato de um Trabalho

Fizemos um debate acerca das impressões que nos foram causadas pela leitura do artigo “texto” “A Relação entre a autoria e orientação no processo de elaboração de teses e dissertações” de Ana Maria Netto Machado.
Na quinta feira, dia 07 de agosto de 2008, no curso de formação continuada do Gestar II.
Cada componente do grupo expôs suas considerações acerca do tema: “dificuldades de escrever textos” levantaram possíveis causas e apontou prováveis soluções.
O grupo percebeu que os grandes desafios a serem superados no ato da escrita tem várias causas, mas a principal seria o despreparo do professor (pela compreensão que ele tem do texto, digo, objeto texto). Pela tradição escolar, para um texto surgir basta o professor pedir para o aluno escrever e esperar que o papel em branco seja preenchido.
É o reflexo da primeira concepção de linguagem, na qual seria a expressão de um pensamento. Então bastaria colocar o pensamento no papel e pronto.
Concluímos ser necessário a urgente mudança no modo de encaminhas o ensino, digo, o trabalho com produção de textos. Eles devem surgir de alguma necessidade presente numa situação trazida do mundo exterior a sala de aula ou criada pelo professor pra instrumentalizar e desenvolver de forma contextualizada esse trabalho de escrito, os textos devem ganhar o mundo, isto é, serem socializadas a busca de interlocutores reais e sofrer as conseqüências naturais de aceitação ou rejeição parcial ou total.
Esse seria o maior reconhecimento para um escritor real.


Observações feitas pelos cursistas:
As idéias estão soltas.
O 1º e o 2º parágrafos estão fora de ordem.
Três parágrafos repetiram a mesma idéia.
A conclusão ficou bem feita.
Sete pequenos parágrafos.


Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]